Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

A (in)competência do DNIT

O DNIT pode aplicar multas de velocidade

Publicado por Haas Advocacia
há 8 anos

O DNIT pode aplicar multas de velocidade

Pasmem, o DNIT pode multar!

Este foi o entendimento do STJ em relação a competência do DNIT de fiscalizar a velocidade em estradas de rodagem de sua circunscrição.

Milhares de ações ajuizadas e procedentes em 1º grau, no sentido da incompetência do DNIT para aplicação de multas de velocidade, agora, cairão por terra em 2º grau. Isso tudo, por que, no julgamento do Recurso especial nº 1.592.969, que defende a violação dos arts. 80, 81 e 82, § 3º, da Lei n.10.233/01 e 20, III, 21 e 91 da Lei n. 9.503/97. O art. 82, § 3º, da Lei n. 10.233/01, atribuiu ao DNIT as competências expressas no art. 21 da Lei n. 9.503/97.

Mesmo sem caráter vinculante, o julgado acabou por mudar o entendimento dos Tribunal Regional Federal que mantinha o entendimento da impossibilidade de aplicação de multas desta natureza, por parte do DNIT, sendo cabível somente à Policia Rodoviária Federal.

Ainda em tempo, a matéria precisa ser melhor discutida em virtude de inúmeros fundamentos e artigos de lei que afastam a possibilidade de aplicação de multas pelo DNIT.

Recorremos e iremos contar o resultado.

Força e fé.

  • Sobre o autorAdvocacia com atendimento individualizado e exclusivo de cada processo.
  • Publicações28
  • Seguidores172
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações162
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-in-competencia-do-dnit/360383681

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)